eu sei
Victorira Murad
XVI
Metabolismo: Conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. A nível celular, essas transformações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
O metabolismo é dividido em reações anabólicas (ou reações de síntese, que são reações que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos, consomem ATP) e catabólicas
(ou reações de degradação, que produzem energia (ATP) através da degradação de moléculas mais complexas).
Macronutrientes: Carboidratos, proteínas e lipídios. Fontes de energia para o corpo, portanto são necessários em menores quantidades.
Micronutrientes: Mineirais e vitaminas. São necessários em menores quantidades.
Oligonutrientes: Cobalto, ferro, cobre, flúor, iodo, manganês, selênio e zinco. São necessários em menos quantidades ainda.
Desnutrição = Deficiência de nutrientes essenciais. Pode ser resultado de pouca ou muita alimentação. O ESTADO NUTRICIONAL NORMAL é uma relação sadia entre o consumo e a necessidade de alimentos. A desnutrição causa alterações no metabolismo intermediário, na função orgânica e na composição corporal.
Desnutrição Calórico-Proteica: Deficiência de macronutrientes e inclui Kwashiorkor,
Marasmo e Nanismo Nutricional (em crianças) e perda de massa corporal associada com doença e/ou ferimentos (em crianças e adultos).
Marasmo: Perda de peso, de gordura subcutânea e de massa muscular.
Costelas, articulações e ossos faciais proeminentes. Pele fina, solta e pregueada. Ocorre por falta de calorias e proteínas em um paciente muito magro e desidratado.
Kwashiorkor: Abdome protuberante, devido a fraqueza dos músculos abdominais, ocorrendo distensão abdominal e hepatomegalia. A criança fica letárgica e apática quando está