Eu, nó todo mundo
TURMA: BERÇARIO/ 2012
JUSTIFICATIVA:
“A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para prazer frente ás diferentes situações da vida. A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.” (RCN)
Consciente destas informações, a criança à medida que cresce vai adquirindo maior mobilidade e consciência de si, interações com ambiente e as relações estabelecidas com os pequenos podem trazer progressivamente esta diferenciação através de diferentes experiências que podem ser proporcionadas dentro da escola contribuindo para a construção do seu “eu”, assim aprendendo sobre si e em suas próprias competências.
OBJETIVO: Interagir e familiarizar-se com a própria imagem diferenciando-se dos outros, enxergando a si próprio e sentindo-se parte de um grupo.
ORIENTAÇÕES: 1. Observar e registrar os avanços do bebê para propor os caminhos adequados ao desenvolvimento da identidade e da autonomia. 2. A ofertar de fotografias e objetos que façam parte do dia a dia da criança são ações imprescindíveis e devem estar sempre em espaços diferenciados e na altura dos pequenos, no chão, nas paredes do banheiro, no refeitório, nas colméias, vídeos, móbiles. 3. Todas as atividades que envolvem o vínculo são importantes e propiciam a diferenciação entre o eu e o outro (alimentação, higiene, repouso, etc.) e por isso são momentos que devem ser valorizados para que haja interação; 4. Sempre se referir as crianças pelo nome e ter intenção de apresentar a própria imagem aos pequenos usando as fotos, vídeos, espelho, cone espelhado; 5. Chamar as crianças pelo nome e incentivar aos outros a fazer o mesmo, a ideia é que todos se familiarizem uns com os outros; 6. Binóculos de caixas de sapato com