Educação fisica na terceira idade
Venho por meio deste trabalho mostrar a importância da atividade física na terceira idade e seus benefícios. Apresentando dados científicos que comprovam essa tese.
Principais benefícios
Cada vez mais surgem evidencias da eficácia de uma vida ativa na terceira idade, tanto na capacidade funcional como na autonomia física. Esses são alguns dos principais benefícios na execução dessa atividade física: Melhora da velocidade de andar; Melhora do equilíbrio; Aumento do nível de atividade física espontânea; Melhora da auto eficácia; Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca; Melhora da ingestão alimentar; Diminuição da depressão; Melhora os reflexos; Melhora a sinergia motora das reações posturais; Melhora a velocidade de andar; Incrementa a flexibilidade; Mantém o peso corporal; Melhora a mobilidade; Diminui o risco de doença cardiovascular. Centros especializados em reumatologia estão investindo em espaços destinados ao condicionamento físico e exercícios físicos para a terceira idade, pois o mesmo aumenta a força muscular e a resistência. E os efeitos que vem com esse envelhecimento (entre eles o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular, diminuição da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física) podem ser evitados com a prática regular de atividade física, e claro uma vida saudável e com boa alimentação que também é essencial nessa etapa da vida.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aproximadamente 5% de quedas que acometem idosos levam a fraturas, sendo que as mulheres fraturam mais que os homens. Quando não ocorre fratura, a dor e a redução dos movimentos