A união faz a força
1 João 2:14
“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.
Introdução
A amizade é a prova de que ninguém no mundo é feliz sozinho, “uma andorinha só não faz verão” Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas e comunidades criamos laços de amizade.
Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.
Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados. Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam. Estas orientações nos ajudam sobre a escolha e o tratamento dos nossos amigos.
Amigos têm muita influência em nossas vidas, nossa companhias definem quem somos perante a sociedade: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20). Quando vemos um rapaz acompanhar-se com bandidos logo concluímos sua identidade. Certa vez a polícia prendeu um rapaz por engano por encontra-lo no meio de marginais. No final de contas, nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Já diz o ditado: “me diz com quem tu andas e eu te direi quem és”.
Temos que fugir das más companhias. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).
1. Devemos escolher bons amigos que nos ajudarão, especialmente em termos espirituais.
As orientações bíblicas são valiosas para nos guiar em fazer e manter boas amizades.
Cuidado! É fácil escolher mal.
Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a palavra dele nos oferecem a sua amizade. Às vezes, podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta. O próprio