Eu memo
Anaeróbica usa a fermentação ou quimiossíntese para sua sobrevivência (não usa o oxigênio).
Aeróbica usa o oxigênio para sua sobrevivência (respiração, síntese de compostos orgânicos, etc.).
1-Nas Bactérias Aeróbicas, o ATP é obtido com a reação química do Oxigênio (O2) e a Glicose (C6H12O6). Assim, desta reação teremos: H2O (água que será ou absorvida ou eliminada), CO2 (gás carbônico, que será eliminado) e ATP (energia, que será usada para todas as atividades da Bactéria – como a reprodução). As Bactérias Aeróbicas tem que ter o Oxigênio para obter a energia.
2-Mas as Bactérias Anaeróbicas, o ATP é obtido por um processo chamado de Fermentação. Vamos ver um caso: a fermentação láctea. Neste caso a Bactéria vai usar o Lactado (2C3H5O3), presente no leite, para obter o ATP necessário. Veja bem: não há presença de oxigênio neste caso, por isso é Anaeróbica.
Para qualquer ser vivo viver, tem que ocorrer uma série de processos para que eles sintetizem substância ( como a Proteína) – é a nutrição- e para que obtenham energia ou ATP ( respiração ou fermentação). Isto chamamos de Metabolismo. Então, metabolismo é o conjunto de reações bioquímicas que ocorrem dentro das células dos seres vivos.
http://semprediretoaoassunto.blogspot.com.br/2012/09/bacterias-aerobicas-e-anaerobicas.html
14h30min do dia 21/01/13
Bactérias Aeróbicas estritas: só crescem em presença do oxigênio. Se não houver o oxigênio, elas morrem.
Bactérias Anaeróbicas estritas: ao contrário das Aeróbicas estritas, não crescem em presença do oxigênio. O oxigênio é tóxico, se aparecer também … morrem. Um exemplo é a bactéria que causa o tétano ( Clostridium tetani) , por essa razão se alguém se machucar com vidro, ferro ou em lugar com muita terra; passe água oxigenada no ferimento e procure um médico.
Bactérias Anaeróbicas facultativas: ( essas são sabidas) são as bactérias que usam o oxigênio para obter a energia mas podem