Etologia
Ele gera modificações no corpo, que é quando o animal gasta energia com as reações e adaptações do corpo. As células se comunicam através do sistema circulatório (sangue).
As modificações acontecem e consequentemente se tem reações. Em análise do comportamento, estímulo pode ser singelamente definido como tudo aquilo que afeta uma resposta (conduta) de um organismo. Ele tem fatores internos ou externos que provocam uma reação do organismo como, por exemplo, a fome, o medo.
Os estímulos são captados por receptores que são órgãos especiais que percebem o estímulo exterior. É respostas a reação.
Por exemplo, citamos a emoção como uma forma de comportamento na qual as respostas viscerais condicionadas têm um papel preponderante.
Diferente da motivação, nem sempre a emoção tem um objetivo definido.
Frequentemente, ela consiste em uma reação difusa e desorganizada a algum estímulo interno ou externo.
As emoções básicas são: prazer, tristeza, raiva e medo, porem todas elas têm uma enorme escala de variação, onde o prazer pode variar da satisfação ao êxtase, sendo que nesta escala estão incluídos o amor, a alegria, etc.; a tristeza pode variar do desapontamento ao desespero; o medo, da timidez ao terror; a raiva, do descontentamento ao ódio.
Os estímulos externos que causam as reações emocionais, o significado que damos a essas reações e a maneira pela qual nós as expressamos são resultado da aprendizagem.
Os animais frequentemente respondem a apenas uma parte reduzida da informação disponível através de seus órgãos sensoriais, de tal modo que a informação irrelevante para a resposta do animal seja filtrada. Quando os órgãos sensoriais são responsáveis por uma grande parte da filtragem sensorial, o SNC ou o cérebro podem ser relativamente não