ETOLOGIA
A psicologia nas facilita entender melhor como as pessoas pensam, sentem e agem. Ela é definida como o estudo científico do comportamento e mente humana. Cabe à psicologia estudar questões ligadas a aprendizagem, pensamento, memória, inteligência e ação.
A etologia pode ser ferramenta de psicologia como evidenciado nos estudos:
Coração de mãe: entre o carinho e a ameaça Para a biologia, existe uma explicação física para o infanticídio, onde é desencadeada no parto uma queda nos hormônios e alterações no sistema nervoso. O que é considerado um crime para o ser humano, no mundo animal esse comportamento também ocorre e de forma semelhante. Em estudos realizados por Flávia Cardoso de Jesus e Larissa Friebe Caxambu, elas acreditam que esse comportamento tinha vantagem evolutiva no passado para a sobrevivência. Mas, mesmo com a qualidade de vida que temos hoje em dia, o lado primitivo e biológico acaba falando mais alto, o que leva a mãe a ver o próprio filho como ameaça.
Animais: tão inteligente quanto nós? O homem sempre afirmou ser a única espécie inteligente capaz de estabelecer raciocínios, aprender e memorizar. Porém, cada vez mais a ciência prova que a mente dos animais é muito mais sofisticada e complexa do que se imaginava. Não se pode mais fazer comparações, cada espécie animal tem suas próprias capacidades. Para as formandas Dulce F. de Carvalho, Kassiana R. dos Santos e Letícia Dalanhol, não somos os únicos capazes de inventar, planejar ou observar a nós mesmos. Existem animais com percepções do mundo diferentes das nossas, com inteligência desenvolvida de maneira diferente a que estamos habituados.
Formação de grupos: vantagens para alguns, dor para outros