Etologia visita zoo
Curso: Bacharelado em Zootecnia
Turma: 2013.2
Discentes: Élice Brunelle, Isabela Machado e Roberta Freitas.
VISITA TÉCNICA: Zoológico de Salvador
O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, ou apenas, Zoológico de Salvador é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna e à flora brasileira, bem como, promove pesquisas científicas com tais espécies, com ações em cativeiro, além de programas de educação ambiental associados ao lazer e ao entretenimento.
Em um primeiro momento da visita técnica que foi realizada ao Zoo, aconteceu um bate-papo com a estagiária Marcela, estudante do curso de licenciatura em ciências biológicas, relacionado à história e as normas adotadas no zoológico, onde um dos pontos discutidos foi a forma de chegada dos animais ao Zoo. Esta ocorre através de uma parceria com o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), que ao resgatar ou apreender animais criados ou comercializados de forma ilegal, tem como objetivo tratar e reintroduzi-los ao seu habitat natural. Contudo, quando estes animais não alcançam o objetivo do CETAS, são encaminhados para o Zoo de Salvador, onde são inseridos a ambientes com características próximas ao seu habitat, para que tenham liberdade de expressar seus comportamentos naturais.
Em seguida, foi realizado o percurso no zoológico, onde pode-se visualizar algumas espécies existentes, observando suas características e seus comportamentos. A visita técnica ao zoológico pode nos proporcionar uma nova visão relacionada ao cuidado, tratamento e comportamento dos animais, e ainda complementar os conhecimentos adquiridos em sala por meio da disciplina de etologia.