Etnografia Experimental
- nas ciências: as ciências experimentais são as que vão fazer concretamente, fisiologicamente os experimentos. (reconstruções físicas etc)
- na literatura : ficção experimental, poesia experimental são formas de escrever que vão tentar quebrar barreiras de gêneros, entre ficção e ciência.
Existem grandes problemas epistemológicos na Etnografia , desde os mais básicos até os mais profundos que os filósofos chamam de problemas da linguagem, da representação, na semiótica a linguagem falada ou escrita representa algo em si, se liga a algum objeto. Porem esse objeto pode ter varias representações. A palavra “saudades” ,por exemplo, do português não tem muitas representações em outros idiomas, dificilmente pode ser entendida se você não sentiu saudades em português!. A linguagem não é muito perfeita.Também tem a revolução pós estruturalista , por exemplo , os signos da linguagem não se refere a uma coisa em si mas simplesmente a outros signos .A linguagem é um sistema de representação que flutua livremente, varia em cada cultura, uma mesma palavra pode remeter a varias formas, cores, cheiros, sabores, variando a cada cultura.
A linguagem nos conecta e desconecta completamente do mundo,e no silêncio também é possível haver entendimento. Etno significa cultura , Grafia significa grafos, ou seja , é uma forma de escrever, antropólogos também são escritores. “A etnografia é um método tradicional que visa realizar a descrição dos significados pertencente a um determinado grupo” O que a literatura nos permite que a etnografia não é que pode-se imaginar, sentir no corpo do outro, na etnografia em si não se pode saber exatamente o que o outro pensa, porém na Antropologia, o Método Etnográfico na Antropologia é justamente então buscar o entendimento de uma nova cultura através da experiência viva, o que o antropólogo faz é abrir mão de sua própria cultura, para um mergulho na realidade, costume,