Processadores
MEMORIAL, 701 A
mayra Cristina Marques RA: 910125011
Arquitetura de computadores
Processadores
são paulo
2010
SUMÁRIO
1. ORGANIZAÇÃO DA CPU E EXECUÇÃO DE INSTRUÇÃO
2. RISC
3. CISC
4. POST-RISC
5. MEMÓRIA
Organização da CPU e Execução de Instrução
O primeiro processador do mundo nasceu juntamente com o primeiro computador, o Eniac (Eletronic Numerical Integrator and Calculator), construído por John Von Neuman em 1946.
O processador é a unidade principal do computador; ele controla o fluxo dos programas, executa operações lógicas e aritméticas, acessa a memória, faz solicitações aos periféricos, confunde-se com a CPU.
Em 1971, na Intel Corporation, Ted Hoff construiu um processador que tinha todas as unidades reunidas em um só chip, o 4004, o primeiro microprocessador.
A diferença básica entre o processador tradicional e o microprocessador é o fato de este último poder ser produzido na linha de montagem, em larga escala, diminuindo drasticamente o custo por causa do preço e do pouco calor dissipado; os microprocessadores se espalharam pelo mundo, conquistaram o mercado e fizeram fortunas incalculáveis.
Organização do Processador
Memória de Rascunho (MEM RASC): conjunto pequeno (algumas dezenas) de registradores dedicados rápidos para armazenamento temporário de dados relativos à decodificação e execução de instruções.
Unidade Lógica Aritmética (ULA): Circuito lógico combinacional que realiza operações booleanas sobre palavras armazenadas na memória de rascunho e armazena o resultado na mesma.
Vias Internas: Barramentos dedicados que permitem a transmissão de dados da memória de rascunho para a ULA e vice-versa.
Caminho de Dados: Memória de Rascunho + ULA + Vias Internas.
Unidade de Controle (UC): Circuito lógico seqüencial