tcc normas de cimento
Todo cimento leva o nome de cimento Portland, como uma forma de homenagear Joseph Aspdin descobridor do cimento normal em 1824.
A fabricação do cimento se deve de três etapas:
Moagem e mistura da matéria-prima (90% calcário e 10% argila)
Produção do clinquer (forno rotativo a 1450°C + arrefecimento rápido)
Moagem do clinquer, mistura com gesso e aditivos (Pozolana , escória)
O gesso é utilizado para retardar a pega no cimento e evitar seu endurecimento. Abaixo segue os tipos de cimento e suas características.
Cimento CP-I (NBR 5.732): É conhecido como cimento Portland comum, não possui nenhum tipo de aditivo somente o gesso como modo de retardar sua pega, a produção está voltado para a industria
Classe de resistência: 25 Mpa
Cimento CP-II (NBR 11.578): É conhecido como cimento Portland composto, contém em sua composição materiais que fazem com que ele libere menos calor em contato com a água (Hidratação), sua versatilidade faz com que se possa utilizá-lo em todas as fases da obra, está subdividido em 3 tipos:
CP-II E: Cimento Portland com adição de escória de alto-forno (NBR 5735):
Resumo: O Cimento Portland com adição de escória ed alto-forno, tem na sua composição de 35-70 % de escória de alto-forno.Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. É menos poroso e mais durável.
Sua resistência: 25 , 32 e 40 Mpa
Definisões :
Aglomerante hidráulico obtido pela mistura homogênea de clinquer Portland e escória granulada de alto-forno , moídos em conjunto ou em separado.
Durante a moagem é permitido adicionar uma ou mais formas de sulfato de cálcio e materiais carbonáticos (de 0 à 5%)
O conteúdo de escória granulada de alto-forno deve estar compreendido entre 35% e 70 % de massa total de aglomerante
Clinquer Portland :
Produto constituído em sua maior