Etnografia da contra cultura heavy metal carioca
Disciplina Antropologia (C205F)
Professor Gabriel Gutierrez Mendes
Aluno João Henrique Menezes Lourenço
Objeto de estudo: Subcultura heavy metal underground carioca.
Evento: Aliança Negra, maior festival de Metal Extremo carioca em sua terceira edição, apresentando sete bandas brasileiras de altíssima qualidade - Uneartlhy, Impacto Profano, Darktower, Vociferatus e Peristaltic Movement - além da atração principal: Hate, banda polonesa de Black/Death Metal.
Justificativa: Desde minha adolescência sou um grande fã do Heavy Metal e nessa idade descobri algo desconhecido até hoje para a maioria dos cariocas: a cena underground de metal do Rio de Janeiro, que possui milhares de pessoas e dezenas de bandas de qualidade inacreditável. Vivi desde a tenra infância até a alvorada de minha vida adulta num bairro chamado Senador Camará, localizado na Zona Oeste da cidade. Lá, quando adolescente, eu fui apresentado ao Metal, que me conquistou de imediato. Conheci diversas bandas e vertentes, apresentadas principalmente por conta de grandes amigos como Tarcísio Rosa, que me apresentou de fato ao gênero musical, Jonathan Cruz, vocalista da banda de Death Metal Lacerated and Carbonized, e Thiago Pires, antigo guitarrista da banda de Black Metal Malleus. Curiosamente o subúrbio carioca é muito mais rico em Metal, seja em bandas ou eventos, do que a parte metropolitana da cidade. Aliado a esse fato, agora que moro no Flamengo não tenho mais contato com os shows e eventos de que tanto gosto. Por isso decidi fazer a etnografia da subcultura Metal na minha cidade, um tema que muito me interessa e um movimento a fim de me fazer voltar a frequentar os shows, eventos e lugares que involuntariamente deixei para trás.
A subcultura Heavy Metal underground carioca
Surgido nos anos 1970, a vertente do Rock conhecida com Heavy Metal chegou a ser bastante conhecida nos anos 1980, mas logo foi deixada de lado pelo público em