Etnocentrismo
“Etnocentrismo é um conceito da antropologia definido como visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura centro de tudo, portanto num plano mais importante que as outras culturas e sociedades [...]” (significado.com.br) Etnocentrismo consiste, em diversidade de culturas em que uma julga a outra por suas diferenças, em que dá a origem á preconceitos por suas ideias contrárias uma das outras. Esses preconceitos podem acabar levando aos desrespeitos uns aos outros e intolerância por quem é diferente. O etnocentrismo pode ocorrer entre uma mulher, cuja, sua religião seja o islã, e suas vestimentas são completamente diferentes de uma mulher brasileira, que curte, roupas mais curtas e decotadas, ambas, se colocadas uma de frente para a outra, irão criticar e julgar uma a outra, por possuírem cultura e religião diferente e modos de pensar também. E se deparando com isso irão julgar ao seu favor em busca de provar que o seu comportamento é o correto, e o da outra mulher é o errado. Julgando então ser melhor do que a outra. O etnocentrismo é a causa para ocorrer qualquer tipo de preconceito, ele se resume nessa frase: “Por tal coisa, movimento, cultura, religião, ser diferente da minha eu não aceito e acho o meu melhor”. (elaboração própria).
Podemos observar o etnocentrismo, também, em relação a “gays e lésbicas”. Por terem a opção de se relacionar com pessoas do mesmo sexo que o seu, acabam sofrendo preconceitos por pessoas que cultivam o tradicional (homem e mulher).
Se pararmos para pensar o etnocentrismo está presente em nossas vidas, em todo lugar que fomos, em todo assunto sempre há alguém que tem o pensamento contrario ao de alguém. Ele é simplesmente o resumo, para explicarmos os preconceitos ocorridos nos dias de hoje.
“Relativismo social”
“No entanto, o problema com a mudança do ponto de vista cultural para o relativismo cultural é a erosão da razão que ela causa. Ao invés simplesmente dizer: ‘Nós