Etnocentrismo
ANTROPOLÓGICOS
Professora Ana Paula Lima
ETNOCENTRISMO
CONCEITO
A dificuldade de aceitação da diversidade cultural em uma sociedade ou entre sociedades diferentes ocorre devido ao fato dos seres humanos tomarem seu grupo ou sociedade como medida para avaliar os demais. Em outras palavras, cada grupo ou sociedade considera-se superior e olha com desprezo e desdém os outros, tidos como estranhos ou estrangeiros. Para designar essa tendência, o sociólogo estadunidense
Willian G. Summer (1840 – 1910) criou em
1906 o termo ETNOCENTRISMO.
Em termos semânticos, etno significa etnia, povo, nação ou sociedade, e centrismo diz respeito a algo que esta no centro ou é central, de maior importância. Sendo assim, etnocentrismo é a tendência dos homens avaliar as outras culturas a partir da comparação valorativa com a sua própria.
EXEMPLOS
:
É óbvio supor que nossa tradição de comer carne bovina, principalmente no churrasco, é mais sábia que o culto dos hindus ao gado como animal sagrado. Afinal, a carne bovina é uma importante fonte de proteína para os brasileiros. Entretanto, é “natural” que nos pareça bárbaro, terrível ou cruel o costume de comer cães entre os chineses, pois entre nós esse é um animal de estimação.
De certa maneira, os animais domésticos assumem um caráter sagrado, na medida em que atribuímos a eles atributos humanos.
A intolerância exercida por Hitler na
Alemanha Nazista que perseguia, torturava e matava judeus. Os judeus de uma etnia diferente da alemã foram julgados como uma raça inferior.
Os colonizadores queriam impor sua religião para os índios, pois eles os consideravam não civilizados, achavam que sua forma de cultura era errada, e que a deles sim, europeus, era a certa.
CONSEQUÊNCIAS DO ETNOCENTRISMO
RACISMO
DISCRIMINAÇÃO
ASSASSINATO
AGRESSÃO FÍSICA E VERBAL
MASSACRES
ISOLAMENTO
Possíveis Soluções para amenizar os