Etnocentrismo
Na escola não é diferente, é necessário que ela tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de toda instituição de ensino, a de transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa ser autora de um jeito próprio de ser e de manifestar seus hábitos e valores. Dessa forma, cada instituição escolar deve buscar um jeito próprio de caminhar, de ver o educando, e de transmitir-lhe seus costumes e seus valores, daí a necessidade de adequar-se à filosofia da escola.
A Cultura escolar está fortemente ligada à filosofia da escola, ou seja, sua missão, e é ela que dirá como a escola vê o educando no processo educativo e sua projeção para a vida social e intelectual. A Legislação Educacional, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, as abordagens de ensino, o público que se deseja alcançar e as metas pedagógicas e administrativas, todos esses fatores dependem das estratégias abordadas na formação da cultura a qual a instituição deseja formar.
(Fonte Bibliográfica: Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-cultura-escolar.htm. Acesso em: 15/09/2013).
Questão Dissertativa:
Após a leitura do texto acima “Educação, Escola e Cultura” e com base nos conteúdos da unidade 2 da disciplina desenvolva uma resposta que apresente uma reflexão analítica (entre 7 e 15 linhas, fonte: Time New Roman ou Arial, tamanho 12) sobre a importância do estudo do relativismo cultural e do etnocentrismo sob o viés da ciência antropológica.
). De toda forma, a história da disciplina confunde-se com estes temas, de modo que pensá-los criticamente significa pensar a própria identidade da Antropologia