Etiologia
Em zoologia, é a ciência que estuda o comportamento animal sob a luz da teoria da Evolução (Charles Darwin), a qual parte da ideia central do processo de seleção natural.
Contribuições da Etologia para Psicologia
A concepção etológica do ser humano é que o individuo se adapta ao meio de acordo com suas reais necessidades. Dessa forma, esta adequação ao meio envolve preparações sociais, culturais e bio-psicológicas específicas.
A Etologia traz a possibilidade de se utilizar resultados obtidos em estudos sobre comportamento animal (Por exemplo, comportamentalismo de Pavlov e Skinner) para complementação ,confirmação e consequentemente um detalhado conhecimento sobre o comportamento humano.
Hinde (1974 apud Carvalho, 1998) defende que os procedimentos de observação, descrição, experimentação e análise desenvolvida para o estudo do comportamento animal podem ser utilizados no estudo do comportamento humano, com grande sucesso. Podemos observar nas teorias behavioristas, na psicanálise, na própria teoria de aprendizagem de Piaget e ainda em estudos que tratam sobre a interação mãe – criança.
A Etologia vem sendo bastante utilizada e sua base teórica vem sendo utilizada como meio de explorar e integrar dados importantes para diversas abordagens e auxilia-las de forma abrangente as diversas pesquisas, mesmo contendo algumas limitações.
Apesar de ter contribuindo para o avanço nos estudos da psicologia ,existem algumas limitações .É preciso que haja um intercambio entre a psicologia e as ciências sociais. Estudar o comportamento a partir apenas da biologia nos limitaria e nos condicionaria a darmos sempre as mesmas respostas ou agimos como verdadeiras maquinas em nossos contextos sociais e “emocionais”, dando a entender que não temos nosso livre – arbítrio, o que não é verdade. Os problemas psicológicos normalmente acontecem não só por questões ou fatores psicológicos,