etiologia do trauma
As situações traumáticas referem-se a situações de stress extremo que ultrapassam a capacidade da pessoa as enfrentar e ultrapassar.
Duas pessoas podem passar pela mesma situação de stress extremo e uma pessoa pode ficar traumatizada enquanto a outra pessoa pode ficar relativamente incólume. A situação traumática é sempre uma experiência subjetiva em que é ultrapassada a capacidade da pessoa integrar o que sentiu ou é uma experiência subjetiva de ameaça à vida, à integridade física ou à sanidade. Quanto mais a pessoa acreditar que esteve em perigo, mais traumatizada vai ficar.
Assim, uma situação traumática cria trauma psicológico quando se destrói a capacidade do indivíduo de ultrapassar e o leva a temer a morte, mutilação ou psicose. O indivíduo pode sentir-se emocionalmente, cognitivamente e fisicamente oprimido. As circunstâncias da situação geralmente incluem abuso de poder, traição da confiança, encarceramento, impotência, dor, confusão e/ou perda.
O trauma acontece de muitas formas, e não há grandes diferenças entre as pessoas que sofrem de trauma, mas as semelhanças e padrões de resposta atravessam a variedade de situações e de vítimas.
As situações que podem provocar trauma incluem incidentes poderosos que aconteceram uma única vez, como acidentes, desastres naturais, crimes, cirurgias, mortes e outras situações violentas. Estas situações incluem também acontecimentos repetitivos, tais como abuso infantil, negligência, combate, violência urbana, relações de violência e de privação. Infelizmente, os efeitos traumáticos são muitas vezes cumulativos.
Os Efeitos Psicológicos são Susceptíveis de Serem Mais graves se o Trauma for:
‣Causas Humanas
‣Repetido
‣Imprevisível
‣Multifacetado
‣Sádico
‣Sofrido na infância
‣Perpetrado por um cuidador
Quem são os sobreviventes de trauma?
Sobreviventes são pessoas de ambos os sexos, de todas as idades, todas as raças, todas as