Etiologia e o Filme Guerra de Fogo
1- Como podemos articular as ideias principais do texto “Biologicamente Cultural” com o filme “Guerra do Fogo”? (que elementos no filme falam da cultura dos hominídeos; que diferença entre as culturas parecem favorecer ou não a sobrevivência dos hominídeos no filme; como o texto aborda a questão da cultura e dos comportamentos de base biológica; a evolução dos vínculos afetivos; o comportamento lúdico; entre outros) (7,0 pontos).
O texto “Biologicamente cultural” aborda a questão da evolução do homem não apenas como decorrente da cultura, que possibilita a transmissão de informações através da experiência, da linguagem e das representações simbólicas; mas também decorrente de alterações biológicas provocadas pela seleção natural, como mecanismo de sobrevivência. Nesse contexto, ocorre uma interação entre cultura e biologia, uma e outra exercendo e sofrendo influência, no processo de desenvolvimento humano.
No filme Guerra do Fogo, que narra a história de uma tribo que sabe como manter o fogo aceso, mas não sabe como produzi-lo, destacamos diversos elementos culturais que influenciam sua sobrevivência. Na jornada de 3 membros da tribo em busca do fogo que se apagou, eles se deparam com outras tribos que, por possuírem características culturais particulares, conduzem-nos a um processo de aprendizagem e evolução. Destacam-se:
A dinâmica de funcionamento da tribo original: o fogo lhes é extremamente valioso, mas não sabem como produzi-lo, moram em cavernas e executam suas atividades em grupo, como a alimentação, mas não se alimentam da carne da sua espécie. Demonstram se encontrarem em um estágio bem primitivo, embora não sejam canibais. Na jornada, enfrentam grandes dificuldades pra encontrar alimentos e se deparam com animais selvagens, mas não tem como enfrentá-los.
O comportamento de uma primeira tribo que enfrentam: oposto ao da original, por se tratarem de canibais. Os primeiros sinais são percebidos quando os 3