Trabalhos De Curativos
1- INTRODUÇÃO
O termo ferida é utilizado como sinônimo de lesão tecidual, deformidade ou solução de continuidade, que pode atingir desde a epiderme, até estruturas profundas, como fáscias, músculos, aponeuroses, articulações, cartilagens, tendões, ossos, órgãos cavitários e qualquer outra estrutura .
Curativo é o procedimento de limpeza e cobertura de uma lesão, com objetivo de auxiliar no tratamento da ferida ou prevenir a colonização dos locais de inserção de dispositivo invasivos diagnósticos ou terapêuticos.
Para melhor conhecermos a “tecnologia e avanço de tipos de coberturas em curativos, é necessário também conhecer seu passado e formas naturais da época passada que em dias atuais, com algumas mudanças, ainda são aplicados na cicatrização das feridas”. Na pré-história utilizava várias formas de tratamento de lesões como extratos de plantas, leite, mel, gelo, frutas e lama como coberturas para feridas. Ainda foram classificados os tipos de lesões de pele e como tratar cada uma delas. Com o avançar dos tempos foi desenvolvida a arma de fogo que era usada nas guerras européias no século 14, onde se criou uma ferida mais difícil de cicatrizar. Nos séculos 18 e 19 com os vários tipos de químicas criadas, foram desenvolvidos o cloro e iodo usados para limpeza de matérias e aplicado também sobre a pele. Nos tempos atuais através de muitas pesquisas, está sendo desenvolvido o conhecimento da biologia molecular para a criação de produtos com a absorção e utilização pelo organismo causando um melhor efeito na cicatrização.
Com o aparecimento de lesões que surgem devido a processo intrínseco ou extrínseco à pele, foram desenvolvidas técnicas de coberturas que criam melhor conforto ao cliente durante o período do procedimento.
2- OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
a) Oferecer atualização aos profissionais de saúde sobre os tipos de coberturas para feridas.
2.2 Objetivo Específico
a) Apresentar as coberturas, incluindo pomadas e cremes