etinologia
DATA: 27/05/2014
Professor Reinado Rossi
Sociologia da Educação
Nome do Aluno: Daiane Cristina Santana Alves RA:1713103056
Fichamento aula 17
Objetivo: Apresentar o que representa o etnocentrismo em nossa cultura, a importância da antropologia para o etnocentrismo e o evolucionismo.
Sociologia da cultura: Etnocentrismo
Fazemos diferenças entre outros grupos que não pertencem a nossa cultura, na nossa visão é comum estranharmos, os hábitos, costume veste de outro grupo.
Isso sé da o nome de etnocentrismo, segundo Everar da Rocha, o etnocentrismo pode ser definido como: visão do mundo onde o próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos e nossas definições do que é existência, como o resultado da postura etnocêntrica temos o chamado “choque Cultural” entre povos diferentes.
Teoria Evolucionista: Uma manifestação etnocêntrica.
O Etnocentrismo contribui para explicar o surgimento da antropologia como ciência e qual é o seu objetivo de estudo.
O primeiro pensamento antropológico buscou explicar a diferença entre as culturas foi o evolucionismo, que esta ligada a noção de progresso e desenvolvimento.
Trata-se da visão de que o homem sai de seu estagio “primitivo” em busca de um estagio superior de civilização.
Os primeiros antropológicos apoiaram-se em pensamentos evolucionistas para classificar os chamados “povos primitivos” definidos como culturas atrasadas nas linha da evolução cultural.
O evolucionismo sustentava que a partir de uma hierarquização da diversidade humana e raças, defendendo que havia raças que poderiam estar no grau mais elevado da escala de evolução, em virtude de sua superioridade tecnológica e complexidade das formas de organização social. A primeira obra da teoria chamada Evolucionista tinha como objetivo traçar um conhecimento sobre o homem em todas as dimensões. E assim ficou o “selvagem” do século XVI torna-se o