Tripé da sustentabilidade - social
Social – Trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade, sociedade como um todo. Além de salários justos e estar adequado à legislação trabalhista, é preciso pensar em outros aspectos como o bem estar dos seus funcionários, propiciando, por exemplo, um ambiente de trabalho agradável, pensando na saúde do trabalhador e da sua família. Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor. Nesse item, está contido também problemas gerais da sociedade como educação, violência e até o lazer.
O pilar social diz respeito a ações que beneficiem a sociedade como um todo e ao combate a práticas que representem risco a qualquer grupo social, como exploração de trabalho infantil ou escravo.
Na visão da Catarinense, é papel das empresas contribuir para o desenvolvimento das comunidades das regiões onde atua, além de garantir medidas como política salarial justa, assistência social e médica, ambiente de trabalho seguro e campanhas educativas. Responsabilidade social - nasce de um contexto internacional em que temas como direitos humanos, direitos do trabalhador, meio ambiente e desenvolvimento sustentável ganham vulto na discussão entre os países-membros das Nações Unidas, resultando em diretrizes que, de certa forma, orientam a formulação conceitual da RSE. Esse tema, bem como o da preservação ambiental, consagrou-se como preocupação das Nações Unidas a partir da Conferência Rio’92. Desde aquela época, intensificou-se a discussão internacional e aumentou o número de convenções sobre o meio ambiente, que se somaram a