Etinia
Etnia significa grupo biológico e culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, incluindo língua, raça, religião etc. O termo não é sinônimo de raça, pois a palavra raça tem um sentido exclusivamente biológico.
Um grupo étnico é um grupo de indivíduos que têm uma certa uniformidade cultural, que partilham as mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento. Os integrantes de uma etnia identificam-se por compartirem uma ascendência em comum e diversos laços históricos. Para além da história em comum, os membros mantêm atualmente práticas culturais e comportamentos sociais similares.
De um modo geral, as comunidades que formam uma etnia reclamam um território só para elas e uma estrutura política que vá ao encontro das suas necessidades sociais. No entanto, existem Estados nacionais que são multiétnicos: o que importa mesmo, seja qual for o caso, é que se respeitem os direitos das minorias.
Apesar de a noção de etnia estar associada ao conceito de raça, ambas as palavras não fazem referência ao mesmo. A etnia inclui fatores culturais, como as tradições, a língua e as crenças religiosas. A raça, por sua vez, evidencia as características morfológicas de um grupo humano (cor da pele, traços faciais, contextura, etc.).
Etnia é uma expressão utilizada também de forma pejorativa podendo revelar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. No Brasil, a expressão "polaco", do polonês polak, de pole, campo, área rural, era usada no sentido pejorativo, porém, desde fins do século XIX "polaco" vem sendo substituído por "polonês".
A Etnografia é a ciência que tem como objeto de estudo os costumes e tradições das etnias.
Dificilmente existe uma nação com tão complexa e variada composição étnica de sua população. No caso do Brasil, a formação populacional advém de basicamente cinco distintas fontes migratórias, são elas:
- os nativos,