Etileno E Polietileno
Trabalho de Química
Etileno, Polietileno, Propeno e Propileno
Grupo: Ana Luisa, Brísia Henriques, Bruna Batista, Bruna Cardoso, Polyane Laila e Rafael Bolivar.
Turma: 3° ano branco
Professora: Roselayne
ETILENO
O etileno é o hidrocarboneto alceno mais simples da família das olefinas(alcenos), constituído por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio (C2H4 ou H₂C=CH₂). Existe uma ligação dupla entre os dois carbonos. A existência de uma ligação dupla significa que o etileno é um hidrocarboneto insaturado. Pela nomenclatura IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry, em português União Internacional de Química Pura e Aplicada) recebe a denominação de eteno.
A molécula não pode rodar em torno da ligação dupla, e os seis átomos dispõem-se no mesmo plano.
Propriedades
Fórmula Molecular:
C2H4
Massa Molar:
28,05 g/mol¹
Densidade:
1,178 kg/m3 (15 °C, gás)
577 kg/m3 (líquido)
Solubilidade em água:
3,5 mg/100 ml (17 °C).
O Etileno é um Gás incolor, odor etéreo, levemente adocicado que liquefaz a -103°C e solidifica a -169°C, sendo o composto químico de maior utilização no setor químico industrial pois apresenta diversas aplicabilidades.
Obtenção:
Sua principal fonte de obtenção é o petróleo. No caso, obtém-se o eteno pelo processo de craqueamento catalítico em refinarias de petróleo. Quando moléculas grandes constituintes do pétroleo (geralmente alcanos) são quebradas (inglês to crack = quebrar) através de um processo simples de aquecimento utilizando catalisadores, forma-se um fração gasosa que contém na sua composição etileno. Esse processo é um dos mais simples que ocorrem com a transformação do petróleo.
Da destilação seca da hulha: A hulha (um tipo de carvão mineral que contém betume) é aquecida a uma temperatura de 1000°C/1300°C em presença de uma corrente de ar. Obtém-se uma fração gasosa que contém entre 3% a 5% de etileno.
Da desidrogenação do etano: Industrialmente o etileno é