Artigo Eng Software
A vocação de Florianópolis para o turismo dita uma das principais características econômicas da cidade. Com milhares de visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo, o turismo acaba sendo um dos principais geradores de emprego e renda do município. O fato de ser uma capital cercada por praias, desperta a atenção dos turistas que encontram, além das belezas naturais, a infraestrutura de uma cidade grande. Durante os meses de verão a cidade fica repleta de turistas movimentando quantias expressivas na região, porém durante o restante do ano essas quantias são praticamente irrelevantes, visto que há muito pouco turista na região. Isso foi a realidade da cidade por muito tempo, meses de fartura na temporada e escassez nos outros. Esse cenário começou a mudar com diversos incentivos do governo para as empresas de base tecnológica que estivessem sediada na região.
O setor tecnológico foi se desenvolvendo a passos largos e de acordo com o
IBGE em 2006 já era responsável por mais de 45% do PIB da cidade tornando o setor com maior arrecadação do município. Assim como o restante do mercado brasileiro, o setor de tecnologia é composto em sua maioria por micro e pequenas empresas.
Para se diferenciar nesse mercado, principalmente as micro e pequenas empresas buscam maximizar sua eficiência sem comprometer a qualidade. Para atingir esse objetivo há diversas metodologias, porém os custos de implementação dessas metodologias podem ser altos para empresas desse porte.
Assim como as empresas de menor porte, as empresas de grande porte buscam a maximização da eficiência e qualidade de seus produtos e serviços, mas ao contrario das outras empresas os custos de implementar uma metodologia de garantia de qualidade não são tão altos. Nessas empresas há muitos