etica
Crítica contemporânea à moral
De acordo com os conteúdos lidos sobre a critica a moral de Foucault e Nietzsche e visto o filme Detenção, é possível observar que a ética e a moral andam juntas, e para termos uma vida melhor temos que conhecê-las e ver a sua importância.
O filme conta a história de um grupo de homens que se submetem a um experimento de análise do comportamento humano sobre situações de obediência à autoridades em troca de dinheiro. Eles são divididos em dois grupos: os prisioneiros e os guardas. O primeiro grupo é privado de seus direitos civis mais básicos, enquanto ao segundo, cabe manter a ordem na prisão, sobre pena de serem excluídos do experimento caso não cumpram as regras.
Foucault acredita que a moral é um conjunto de regras e valores proposto por alguém, ou alguma instituição, já Nietzsche defende a idéia que os valores morais devem ser colocados em discussão, mas para isso temos que ter algum conhecimento da área em que estamos falando. Esse pensamento pode ser visto claramente no filme Detenção, quando são divididos dois grupos, prisioneiro e guardas, onde há regras criadas por alguém/grupo. O grupo dos guardas, no filme, é o que tem o poder de propor as regras e os valores morais que devem ser seguidos.
Nietzsche acredita que antes de seguir as regras propostas, devemos refletir sobre elas. Um exemplo disso é na cena do filme onde o homem está quase morrendo de diabetes, e se seguir as regras ele ira morrer. Isso nos mostra que nem sempre é valido seguir as regras corretamente, pois se analisarmos nem sempre a regra imposta é correta diante dessa situação.
Durante o filme, o grupo dos guardas, que estão encarregados de manter ordem, abusam de sua autoridade, ocorrendo conflitos entre os dois grupos. Com essa situação podemos observar que nem sempre o que é imposto por um grupo/alguém é ético e moral para outros. Nietzsche não acredita em uma verdade, pois existem varias maneiras de ver o mundo, como ele cita e suas obras que