Curso psicologia
Teoria da Psicologia
Como se dá a aplicação da teoria escolhida na subárea (*)
Exemplo de aplicação
1. Educação Infantil
1.1. A Educação de 0 a 6 anos deve assegurar bases para a continuidade do aprendizado. Segundo a UNESCO essa aprendizagem corresponde a quatro pilares: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.
1.1.1. Aprender a conhecer: construir um conhecimento necessário sobre o mundo de forma significativa.
1.1.2. Aprender a fazer: Preparar a criança além das habilidades práticas. Levando em consideração o mundo interno, suas potencialidades e qualidades.
1.1.3. Aprender a viver junto: Aceitar as diferenças, compreender o outro, trocar experiências.
1.1.4. Aprender a ser: Se preparar para o mundo, possibilitar o desenvolvimento global da criança, descobrir aptidões e interesses pessoais, levando em consideração crença e valores.
1.1.1.1. A criança constrói conhecimentos ao interagir com o mundo que o cerca, jogos e brincadeiras são formas privilegiadas. Quando a criança brinca muitas coisas acontecem, ela mergulha em um mundo mágico onde ideias e sentimentos são compartilhados. Descobrem seus limites, suas potencialidades, através das escolhas que terão que fazer nos jogos e brincadeiras, analisando assim, as situações apresentadas.
2. Alfabetização
2.1. Na alfabetização, há a necessita de habilidades psicológicas para o desenvolvimento cognitivo, contribuindo para a decisão de quais são os métodos mais eficientes. A psicologia auxilia pais e professores durante o processo de alfabetização
2.1.1. É essencial conhecer o modo pela qual as pessoas aprendem a ler e a escrever, para então conseguir fazer avaliações mais apropriadas das queixas escolares. É preciso ter conhecimento das práticas educacionais e as evidencias cientificas acerca da alfabetização.
2.1.1.1. Desenvolver consciência fonética, através de identificação e categorização de sons.
Jogos de palavras, conhecimento do alfabeto.
3.