Etica
Professor: Marcos Antônio
Alunos: Elvis Lima RA: C34GJD-9 Francisco Fellipe RA: T30677-9 Carlos Mikio RA: C336CG-3 Leandro Serra RA: C3463G-2 Matheus Bernardo de o Santos RA: C3656B-8
Qual a principal diferença da ética antiga para a ética comtemporânea? Justifique. A Ética é a parte da Filosofia que trata dos ideais e valores que deveriam existir na convivência humana. Em todos os tempos, os filósofos afirmaram que os ideais da justiça, paz, igualdade, fraternidade, solidariedade etc deveriam prevalecer nas relações sociais e individuais. Também afirmaram que os valores da verdade, honestidade, generosidade, altruísmo etc deveriam ser normas permanentes e eternas a orientarem os homens em sociedade e em suas relações uns com os outros.
Durante a Antiguidade Clássica, surge o conceito de ética, mais precisamente nos séculos I V e V a.C. Surgem teorias sofísticas, socráticas e aristotélicas.
As teorias sofisticas defendiam o relativismo de todos os valores. Alguns sofistas, como Cálicles ou Trasimaco, afirmam que o valor supremo de qualquer cidadão era atingir o prazer supremo. O máximo prazer pressupunha o domínio do poder político. Ora este só estava ao alcance dos mais fortes, corajosos e hábeis no uso da palavra. A maioria eram fracos ou inábeis, pelo que estavam condenados a serem dominados pelos mais fortes.
As teorias socráticas falavam sobre o caráter eterno de certos valores como o Bem, Virtude, Justiça, Saber. O valor supremo da vida é atingir a perfeição e tudo deve ser feito em função deste ideal, o qual só pode ser obtido através do saber.
Na ética contemporânea , influenciada pelo Renascimento, a Ética passa a se distanciar dos preceitos cristãos e aproxima-se mais dos conceitos gregos. As bases da Ética passam a se fundamentar na razão, e ficou definida principalmente pelas regras,