Polonia O Que Vai Ser Falado
Foi concebido pelos arquitetos Wojciech Kakowski, Marcin Mostafa e Natalia Paszkowska.
A equipe de arquitetos poloneses (Wojciech Kakowski, Natalia Paszkowska e Marcin Mostafa) que desenvolveu o pavilhão da Polônia recebeu menções honrosas por este projeto inspirado no artesanato polaco. Os arquitetos criaram um projeto conceitual para a Expo Xangai 2010. Com os pavilhões habitacionais e exposição de países de todo o mundo, cada pavilhão deve fornecer uma forte mensagem de estética para atrair visitantes e, em seguida, fornecer uma visão para o país.
Slide 2 Origem da ideía
A construção foi inspirada pela tradicional arte popular polonesa e chinesa de papel cortado reinterpretando uma moda contemporânea. a equipe procurou evitar que o edifício resultasse excessivamente folclórico e que os chineses se sentissem em casa com o Pavilhão Polônia, pois seu projeto interior e exterior tem como elemento principal o efeito da arte em papel em seu formato, uma arte compartilhada pelos chineses. A intenção foi antes que esta referência etnológica resultasse na pele estrutural do edifício, confirmando uma reinterpretação contemporânea da tradição. a equipe procurou desde o início tornar a estrutura do edifício numa dimensão puramente arquitetônica, significativa e marcante no contexto do recinto em que se insere.
A idéia foi gerada quando a equipe procurou criar um “ideograma cultural.”
Slide 3 e 4 Fotos e cortes Slide 5 Cobertura
A cobertura parcial, criada pela dobra no edifício, permite a organização de um restaurante ao ar livre, bem como protecção e abrigo aos visitantes que se encontram em fila de espera.
O telhado inclinado possibilita a organização de mostras de cinema ao ar livre, espectáculos de teatro ou concertos.
O material mais utilizado no pavilhão é a madeira, inclusive, toda pele do edifício é construída em madeira e no seu interior foi usado um tipo de PVC transparente. Os efeitos cromáticos resultaram da escolha de painéis com a