Etica
1 – CONCEITO DE ÉTICA
1.1 - INTRODUÇÃO
De forma simplificada, pode-se definir o termo ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. Pode-se dizer, também, que ética e
“filosofia da moral” são sinônimos.
O que parece ser uma definição simples e de fácil aplicação é, na realidade, um conceito complexo, pois engloba juízos de valor, não tão fáceis de ser aplicados.
O uso popular do termo ética tem diferentes significados. Um deles, sempre mencionado, é que ética diz respeito aos princípios de conduta que norteia um indivíduo ou grupo de indivíduos.
Assim, a expressão ética pessoal é normalmente aplicada em referência aos princípios de conduta das pessoas em geral. No mesmo sentido, a expressão ética profissional serve como indicativo do conjunto de normas que baliza a conduta dos integrantes de determinada profissão.
Por exemplo, ao preparar sua declaração de imposto de renda, um indivíduo pode defrontar com o dilema de ter que escolher entre sonegar ou não, visto que, se o fizer, estará contrariando seus princípios morais. O julgamento a ser feito e a decisão resultante, neste caso, são de caráter moral. Os filósofos referem-se à ética para denotar o estudo teórico dos padrões de julgamentos morais, inerentes às decisões de cunho moral, tal como os físicos usam o termo física para aludir à investigação das interações entre os campos de força e os meios materiais.
Uma observação que se faz é que a reflexão ética não pode pretender converter os agentes sociais em “indivíduos” éticos, mas pode instrumentalizá-los para que decidam consequentemente, de acordo com o que a coletividade espera deles.
A ética representa, pois, uma tomada de posição ideológico-filosófica que remete aos interesses sociais envolvidos. Assim, dependendo da posição dos agentes, pode-se ter mais de uma posição ética, segundo a ótica de cada um.
O caso da bomba atômica é