etica
Aula 2: Orientações da aula
1. Qual a distinção entre ética e moral?
Ética: É um conjunto de princípios reflexivos que lançam luz sobre as regras impostas na sociedade, ou seja, a ética não dita às normas que devem ser seguidas, mas reflete sobre os princípios que estão nas bases das normas de conduta aceitas na sociedade.
Moral: É um conjunto de regras, obrigações, ou seja, tem caráter normativo, diz o que se pode ou não fazer em determinado contexto e está sempre relacionada a uma cultura.
2. O que é necessário considerar para a formulação de juízos éticos? Explique:
É necessário principalmente a reflexão, mas também as normas, os princípios que regem a sociedade. Além disso, é imprescindível a ética para formular os juízos éticos. Pois, veja bem, para que se possa atribuir um juízo ético a uma determinada situação deve-se analisar minuciosamente o problema, questionando se isto é justo e legítimo juntamente com os princípios que orientam a habilidade de julgar.
Aula 3: Orientações da aula
3. Qual a relação entre Ética e Felicidade para Aristóteles? Para Aristóteles a ética está ligada com a felicidade, pois para ele a felicidade é um objetivo visado por todo ser humano, está relacionada à realização humana e ao sucesso naquilo que se pretende obter, portanto, só haverá sucesso no que se pretende conquistar se o agir for sempre ético. Além disso, para a ação ser considerada correta eticamente deve-se evitar os extremos, ou seja, não chegar ao excesso ou a falta, mas sim o meio-termo, o equilíbrio.
Aula 4: Orientações da aula
4. Discorra sobre o imperativo categórico e o agir por dever como fundamentos da ética kantiana:
Para agir de forma ética devem-se seguir dois pontos: 1º imperativo categórico e 2º, agir sem inclinações, ou seja, agir segundo o dever por dever. Diante disso, para ser considerada uma ação ética, deve-se agir de uma forma que a tua ação se transforme em universal, ou seja, que se todos fizerem o mesmo, não