ETICA!
Até meados do século passado, ética nos negócios era uma expressão incomum, pois a atividade empresarial estava associada somente à eficácia dos processos e aos resultados financeiros. Apostura ética dos empresários e dos colaboradores era apenas uma condição implícita vinculada à formação do indivíduo.
Atualmente, a ética empresarial é colocada como uma meta essencial a seralcançada no mundo corporativo. A cultura ética e sua gestão nas empresas são temas tratados com importância igual ou superior aos próprios resultados, à inovação, à excelência e ao sucesso financeiro.
Aolongo da última década, tanto alta administração quanto os demais colaboradores nas grandes corporações passaram a identificar os valores e a missão das empresas como requisitos obrigatórios parademonstrar a seriedade de propósitos e a transparência na administração para o mundo corporativo.
Essa reação se intensificou em especial quando, ao final do século XX, o mundo foi palco de uma série deatos de corrupção e fraude praticados por altos executivos em grandes empresas, abalando a reputação de diversos conglomerados globais.
Somente depois da maré de ilegalidades no ambiente corporativo,chegou-se à conclusão de que era necessária uma transformação profunda na cultura das empresas. Cultura essa que deveria ser voltada para gestão dos comportamentos éticos para que se pudesse afastar adesconfiança e descrença gerada.
Hoje em dia, os valores e a missão nas empresas, compondo os princípios éticos pelos quais as companhias devem se pautar, tornaram-se essenciais para nortear as