Globalização e as operações
Hoje a globalização é um assunto que tem sido discutido em todo o mundo e são vários os significados e conceitos aplicados. Por exemplo, para o FMI (Fundo Monetário Internacional) globalização é definida como “a interdependência econômica crescente entre países do mundo inteiro por meio de aumento de volume e variedade de transações de bens e serviços entre fronteiras, fluxos livres de capital internacional e mais rápida e mais ampla difusão de tecnologias”. Para algumas pessoas é a causa principal da exploração e corrupção de muitos países em desenvolvimento. Outras como a única maneira de espalhar pelo mundo os níveis de prosperidade desfrutados pés países desenvolvidos.
Atualmente não apenas as grandes empresas que comprar e vendem seus produtos e serviços globalmente. Empresas de médio porte e até web sites possuem esse poder ao assumirem os riscos e se tornam atores globais.
A globalização e a perspectiva internacional dos negócios são assuntos amplos com implicações políticas e morais. O debate em torno desse assunto está relacionado ao status, em transformação, do Estado ou nação e ao seu comportamento perante as forças da globalização. Para Mike Moore chefe do OMC (Organização Mundial de Comércio) os dois Ts – tecnologia e telecomunicação- tem colaborado na redução de barreiras.
A globalização ética procura reconciliar a tendência de globalização com o impacto que terá nas sociedades. São os seguintes objetivos:
Garantir que o mundo conectado por tecnologia e comércio também seja conectado por valores, normas de conduta e sistemas de responsabilidade compartilhados.
Reconhecer que todos os indivíduos são iguais em dignidade e possuem direito a certas garantias.
Abraçar a importância das diferenças entre sexos e a necessidade da atenção aos impactos geralmente diferentes de políticas sociais e econômicas em mulheres e homens.
Reconhecer as responsabilidades compartilhadas para lidar com desafios globais e garantir nossa humanidade.