Etica
A ética é considerada nos dias de hoje elemento fundamental para empresas, ainda mais quando se envolve dinheiro, a ética busca a transparência da empresa com seus investidores, acionistas, apoiadores dentre outros. Uma empresa que não visa a ética acaba apelando cada vez mais para ter lucro e visa uma boa aparência, nem que tenha que eliminar todos os seus concorrentes sem que ninguém perceba. Essas empresas utilizam da corrupção como base para que consigam assim esconder suas irregularidades e utiliza do “Marketing da ética” com seu pensamento de “fantasiar” que a empresa é ética é mais vantajoso do que ela ser ética. Assim criando um regime totalitário na organização, esse regime acaba buscando visar lucros sem se importar com as consequências a longo tempo. Mas quando menos se espera acaba saindo nas mídias os escândalos financeiros dessas empresas que agem com a falta de ética, assim sujando a dignidade da empresa e de seus colaboradores além de causar uma alta nos desempregos podendo chegar a desestabilizar a economia do país. Isso se resume em que a partir do momento que a empresa não visa a ética empresarial ela acaba sendo oportunista consigo mesmo mas o seu retorno financeiro será a curto prazo e entrara em declínio pois não terá mais como esconder tantas irregularidades.
Segundo Francisco Gomes de Matos, Ética é vida!
E a partir do momento em que o gestor da empresa tem como base a ética para dirigir a empresa ele conseguirá resultados positivos, formando equipes que estejam disposta a investir na empresa que visa o lucro de todos e não somente dos gestores, assim a empresa se tornara reconhecida e prestigiada pelos seus clientes que confiaram cada vez mais na empresa.
Exemplo de uma Empresa
Banco Panamericano
A fraude bilionária no Banco Panamericano é o resultado de um acúmulo de irregularidades contábeis constantes do balanço da instituição desde meados de