Determinação Complexométrica de Cobre e Zinco em Latão
Código:07407 Turma: I Dia da semana:sexta 8h às 12h
EQUIPE No: 8Nome: RA:560642 Nome: RA:561550
RELATÓRIO NO : 5 Data: 3/10/2014
TÍTULO: Determinação Complexométrica de Cobre e Zinco em Latão 1. Objetivos Determinar o teor percentual de Cobre e Zinco numa amostra de latão utilizando o método complexométrico com solução padronizada de EDTA.
2. Fundamentos da Metodologia Analítica Utilizada Os latões são ligas de cobre nos quais o principal constituinte é o zinco, sendo eles mais maleáveis do que os metais cobre e zinco puros. O teor de cobre de zinco pode variar num latão assim pode se produzir uma ampla variedade de latões, cada um deles com propriedades específicas tais como ponto de fusão, resistência à corrosão e à oxidação. Essas propriedades fazem com que o latão seja utilizado em varias áreas como na produção de chapas, fabricação de instrumentos entre outros.
O método clássico da volumetria complexométrica com o EDTA, utilizado nesta prática, é um método simples e barato, que permite determinar os teores de Cobre e de Zinco numa amostra de latão. Para atingir esse objetivo, as atividades do experimento consistiram em duas séries de titulação utilizando uma solução da amostra de latão oxidado com ácido nítrico , com pH ajustado por solução tampão de acetato de sódio. Na faixa de pH 5-6 a forma predominante do EDTA é a diprotonada, que atua nas reações de complexação com íons de cobre e zinco. O indicador Xylenol Orange foi utilizado para evidenciar o ponto de equivalência das titulações.
Primeiramente a solução da amostra foi preparada a partir de pedaços de latão, que são oxidados por acido nítrico, assim foram submetidos à aquecimento para acelerar a dissolução do latão. Quando a eliminação de óxidos nítrico pela solução cessou, adicionou-se uréia a solução para remover todo o NO2 que eventualmente podia estar presente,