Etica
ADELA CORTINA / EMILIO MARTÍNEZ
Ética
(Tradução do espanhol por Silvana Cobucci Leite)
Resumo Prof. Dr. Roque Junges.
São Paulo: Ed. Loyola, 2005.
2
I.
O ÂMBITO DA FILOSOFIA PRÁTICA
I.1. Ética como Filosofia moral.
A ética ou a filosofia moral tem como objetivo explicar o fenômeno moral, dar conta racionalmente da dimensão moral humana.
A ética é indiretamente normativa. A moral é um saber que oferece orientações para ações em casos concretos, enquanto que a ética é normativa em sentido indireto, pois não tem uma incidência direta na vida cotidiana, quer apenas esclarecer reflexivamente o campo da moral.
Para entender o tipo de saber que constitui a ética, é importante lembrar a distinção aristotélica entre saberes teóricos, poiéticos e práticos. 1) Os primeiros dedicam-se a compreender a realidade. Eles são saberes descritivos, porque mostram o que existe, o que é e o que acontece. Eles têm como referência o ser ou a essência das coisas. 2) Os segundos servem de guia para elaborar algum produto, artefato ou obra caracterizado por sua utilidade ou beleza. As técnicas e as artes fazem parte dos saberes poiéticos. 3) os saberes práticos são aqueles que orientam sobre o que se deve fazer para conduzir a vida de uma maneira boa e justa para alcançar a felicidade. Eles abarcam não só a ética, mas também a economia (bom governo da casa) e a política (bom governo da cidade). Hoje fazem parte da filosofia prática a ética ou filosofia moral, a filosofia política, a filosofia do direito e a reflexão filosófica sobre a religião em perspectiva ética.
I.2. O termo “moral” aqui e agora.
O termo moral pode ser usado como substantivo. 1) Num primeiro sentido referese ao conjunto de princípios, preceitos, comandos, sendo a moral um sistema de conteúdos sobre comportamentos. 2) Num segundo sentido pode referir-se ao código de conduta pessoal de alguém (Fulano tem uma moral muito rígida ou carece de moral). 3)
Num outro sentido