Atps
É cada vez maior a necessidade de realizarem-se análises e avaliações objetivas, com base em conhecimentos científicos. Devido a isso, as organizações modernas dependem cada vez mais de dados estatísticos para suprir a organização com informações precisas, para tomar decisões corretas. A administração e a estatística estão amplamente relacionadas nos mais diversos setores e áreas, como veremos nos itens a seguir.
- Indústria: nesta área a estatística está presente em praticamente todos os ângulos, nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.
- Área de Recursos Humanos: aqui a estatística está presente em pesquisas de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; no estudo de salários, nas necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados, enfim em tudo que diz respeito à atuação, presença e identidade dos funcionários de uma organização.
- Universidades e Instituições de Pesquisa: nesta área o estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à estatística, pesquisador e desenvolvedor de novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos, bem como assessorar pesquisadores de outras áreas, dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema.
- Área de Demografia: com relação a esta área, a principal função do estatístico é estudar