Etica
Os estudos da ética e da moral vêm de muitos séculos atrás, e estudiosos de várias áreas se dedicaram nestes campos, visto que às suas vastas abrangências. Tal trabalho tem o objetivo de levantar pontos relacionados com à ética e a moral do ponto de vista de alguns pensadores antigos, elaborando um parecer comparativo com a atualidade.
De acordo com a FATEP (2012, p. 54) , “a ética está relacionada à opção, ou desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis.” Em outras palavra, podemos dizer que é o modo pelo qual vivemos e como isso é representado ao ver das outras pessoas, sendo esse modo identificado com atitudes de dois pólos, um bom e um mal.
A ética julga as práticas humanas, as virtudes os hábitos, o viver em geral. Ela levanta pontos analíticos no ser humano, sendo estes definidos como moral ou imoral ou ainda o amoral. Neste contexto podemos descrever o sentido da palavra moral, que segundo o site Juris Way (2012) “ tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano.” palavra ética vem do grego ethos , a qual significa comportamento, sendo assim vem a ser o comportamento adquirido por hábito. Já a palavra moral vem do latim mores, a qual tem o significado de costume, o qual vem a ser as normas que regulam o comportamento do homem e expressam as noções de bem e de mal.
Podemos dizer que a ética é o conhecimento da moral, porém a ética pode ser apresentada de forma invariante, já moral tem a forma variante, e distinguem-se pelos questionamentos da Lei.
Na antiguidade, para o bem estar do grupo, surgiu a necessidade de levantamento de preceitos de comportamento moral, sendo que isso persiste até nos dias atuais. Em geral essas normas tinham por base uma religião com todas as suas normativas, nesse contexto surgem alguns pensadores que levantam questões de sentido filosófico, religioso e doutrinário, como Sócrates, Platão e