etica
Relações sólidas com parceiros de negócio são essenciais para qualquer empresa. Brindes e entretenimento são cortesias que ajudam a fortalecer essas relações – em algumas culturas mais que em outras.
De maneira geral, a Gerdau permite dar e receber presentes e entretenimento, desde que sejam apropriados, ou seja, não geram à pessoa que recebe um sentimento ou dever de fazer algo em troca. Em outras palavras, não devem gerar tendência de favorecimento como forma de retribuição.
Brindes e entretenimentos inapropriados podem causar conseqüências negativas para a Empresa como, por exemplo, influenciar (ou a mera aparência de influenciar) indevidamente decisões de negócio ou criar um conflito de interesses.
Entretenimento inclui festas, entradas para eventos esportivos e culturais, viagens, hospedagens, etc.
Como eu saberei se um brinde é apropriado ou não?
Geralmente, brindes apropriados são aqueles de valores moderados, normalmente contendo a marca corporativa e distribuídos de forma geral a todos os públicos. Material de escritório, como mouse pads, calendários, agendas e canetas, desde que não sejam caros, são considerados apropriados. Adicionalmente, produtos consumíveis como cesta de comida, caixa de chocolates, garrafa de bebida – desde que de valor moderado – também são consideradas adequadas.
Ao receber a oferta de um presente ou entretenimento inapropriado, você deve:
- Mostrar apreço pela atitude da pessoa/empresa que fez a oferta, explicar a política da Gerdau e diplomaticamente declinar o presente. Se você não se sente confortável em fazer isso,
- Discuta com seu Gestor a melhor ação a tomar.
Em algumas situações, pode não ser fácil determinar se um presente ou entretenimento é apropriado, assim como decidir o que fazer ao receber uma oferta inadequada. Por isso que, toda vez que o presente ou entretenimento não é claramente apropriado e, portanto, é visto como capaz de influenciar decisões