etica
Resumo: Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, é ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio. A ética estudada surgiu para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social, que possibilita que ninguém saia prejudicado.
Palavras- chave: Ética, Sociedade, Leis.
INTRODUÇÃO
Com a rápida e profunda modificação do mundo, não poderia deixar de alterar também a maneira de se vivenciar a ética, antigamente era ligada a confissão religiosa, mas hoje elas são separadas em moral e religião.
Cada sociedade possui seus próprios códigos de ética, num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisas cientifica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
2. ESTRUTURAS DAS NORMAS ÉTICAS
Qualquer regra, que examinarem, apresentara uma característica de ser uma delimitação de agir; regra costumeira, de trato social, de ordem moral ou jurídica, ou religiosa, é sempre medida daquilo que podemos ou não podemos praticar, do que se deve ou não fazer. (Miguel,Reale 2002, p. 36) A estrutura da norma ética estrutura-se, pois como um juízo, de dever ser, mas isto significa que ela estabelece, não apenas direção a ser seguida, mas também a medida da conduta considerada lícita ou ilícita.
A norma ética expressa juízo de valor, ao qual se liga uma sanção, isto é, uma forma de garantir-se a conduta que em função daquele juízo, pode ser declarada permitida, determinada ou proibida, ética é uma disciplina normativa, não por criar normas por descobri-las e elucida-las.
Embora existam normas de diversos espécies, como norma jurídica, religiosas, morais e de trato social, podemos considerar que ambas apresentam caracteres comuns, quais sejam:
2.1 Imperatividade
Segundo Antonio Betioli (2011) Toda norma ética indica uma direção considerada “normal” que deve