etica
EVOLUÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE
PRÉ- HISTÓRIA – HOMEM SOZINHO – ISOLADO- NÃO HÁ INTERFERÊNCIA DO MUNDO EXTERNO: AUTO- SUSTETABILIDADE; AUTO-DEFESA; AUTO-PRESERVAÇÃO; EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES – O HOMEM TEM NECESIDADE DE INTERAGIR- O HOMEM NÃO É UMA ILHA- SAI DO INDIVIDUAL PARA A VIDA EM SOCIEDADE- TENDÊNCIA A ADAPTAÇÃO DE SOCIABILIDADE.
A VIDA EM SOCIEDADE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PENSAMENTOS
NASCEM OS AGRUPAMENTOS HUMANOS: PENSAMENTOS DIFERENTES, IDEAIS DISTINTOS
EVOLUÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE
INDIVIDUAL COLETIVO
HOMEM SOCIEDADE
NASCE A NECESIDADE DE ALGO PARA REGULAR A VIDA EM SOCIEDADE = DIREITO, A LEI
PARA ESTABELECER CONDUTAS, A ORDEM SOCIAL.
ORIGEM E FINALIDADE DO DIREITO
O Direito nasceu junto com a civilização.
Sua história é a história da própria vida. Por mais que mergulhemos no passado, sempre vamos encontrar o Direito, ainda que em estágio rudimentar, regulando as relações humanas.
É que os homens, obrigados ao convívio, labutando uns ao lado dos outros, carecem de certas regras de conduta, de um mínimo de ordem e direção.
Onde está o homem, está o Direito. Essas regras de procedimento, disciplinadoras da vida em sociedade, recebem o nome de Direito.
O direito se resume em regular as relações humanas, a fim de que haja paz e prosperidade no seio social, impedindo a desordem ou o crime. Sem o Direito estaria a sociedade em constante processo de contestação, onde a lei do mais forte imperaria sempre, num verdadeiro caos.
DIREITO É O CONJUNTO DAS EXISTENCIAIS DA SOCIEDADE, QUE O ESTADO CUMPRE ASSEGURAR - SAO AS NORMAS QUE REGULAMENTAM DIRIETOS E DEVERES DO POVO.
O ESTADO E O DIREITO SÃO DUAS REALIDADES DISTINTAS, MAS INTERDEPENDENTES.
O ESTADO É A ORGANIZAÇÃO DESTINADA A MANTER, PELA APLICAÇÃODO DIREITO, AS CONDIÇÕES UNIVERSAIS DE ORDEM SOCIAL.
A CIÊNCIA DO DIREITO
O objeto da