etica
O Código de Ética, aprovado em outubro de 1992, no 57º Encontro Nacional da Indústria da Construção, foi criado para estabelecer as normas de postura e comportamento da atividade da construção civil.
O objetivo do Código é definir os direitos e deveres dos construtores e o regulamentar o exercício ético da atividade construtiva.
Neste momento tão triste e tão importante para a nação, onde novamente a Construção é meio para a corrupção, denegrindo a imagem tão duramente construída da nossa Engenharia, descobrirmos suas qualidades para usarmos na correção dos problemas que estão a ocorrer ou, descobrindo suas falhas, corrigi-las para que sua prática possa ser efetiva em nosso país.
O presente Código de Ética representa as Normas de Postura e comportamento da atividade da construção, devendo ser seguido pela CBIC e por todas as associações, entidades de classe e empresas do setor a ela vinculadas, as quais, agindo através de seus profissionais, independente do cargo ou função, atuam direta ou indiretamente na indústria da construção nas fases de planificação, de produção, de comercialização e em todas as atividades conexas ou correlatas ao setor.
ÉTICA PROFISSIONAL NA ÁREA DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Desde pequenos, nossos pais ou responsáveis tentam nos ensinar o que é certo e errado. Mas até que ponto “ser ético”, na construção civil, pode ajudar o profissional?
Atualmente a construção civil está em alta no mercado, e acaba levando o profissional a trabalhar com vidas. Uma das formas em que este profissional se baseia para cobrar um valor determinado para o seu trabalho, está no material que ele usará para executar a construção e na qualidade do mesmo. Como exemplo, podemos citar um fato muito conhecido, como o desabamento do Palace II.
Essa tragédia ocorreu em fevereiro de 1998. Com 22 andares, e que era localizado na Barra da Tijuca. A perícia concluiu que houve falhas na construção do prédio.
A construção