Bulling
Curso de Pedagogia (EAD)
Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO
Polo: Goiânia-GO
Atividade de Didática: organização do trabalho pedagógico.
Atividade valendo 8,0 pontos
TUTORA: Maria Alice Ribeiro.
Goiânia
2013
Objetivos.
O objetivo dessa atividade é como os docentes podem se posicionar em relação ao caso de bullying dentro do âmbito escolar.
Fazer com que os alunos tomem consciência que esse tipo de atitude pode trazer grandes traumas a pessoa que sobre esse tipo de violência seja, verbal, física ou psicológica, que esse tipo de ação não pode passar despercebida a nossa vista.
Em casos de bullying dentro de um ambiente escolar o professor pode transmitir aos alunos a importância do respeito e ter conhecimentos sobre os direitos das crianças, ser o mediador de um ambiente de amizade e companheirismo, interferir de maneira coesa nas chamadas brincadeiras de mau gosto, minimizando assim os casos de bullying no interior da escola.
Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. "Se algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. Ele deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo".
O professor pode identificar os atores do bullying: autores, espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?
Para que o bullying não aconteça no cotidiano pedagógico é necessário tanto a participação do professor quanto dos alunos. O professor de um lado tem o dever de transmitir o papel ético, que envolve a