etica
Iremos tratar de um assunto de suma importância para as empresas. Os canais de distribuição são métodos que as empresas utilizam para levar seu produto até o cliente, ou consumidor final. Assim, os canais são chamados de "intermediários".
Apresentaremos a seguir os principais tipos de canais, suas propriedades, objetivos, funções, estratégias e sua otimização. Neste trabalho será abordado claramente seus conceitos e o tipo adequado que cada empresa deve utilizar
O canal de distribuição está inserido na cadeia logística, e seus participantes são Fabricantes, Atacadistas/ Distribuidores, Varejistas e Consumidor final.
Objetivos do canal de distribuição :
* Disponibilizar produtos com rapidez
* Reforçar potencial de vendas;
* Fortalecer cooperação entre os componentes da C.S;
* Facilitar fluxo de informação e material;
* Reduzir custos de forma integrada;
Funções do canal de distribuição :
* Induzir a demanda;
* Satisfazer a demanda;
* Serviços pós-compra;
* Troca de informações;
Os participantes de um canal de distribuição podem ser primários ou especializados. Os participantes primários são os fabricantes, atacadistas e varejistas, enquanto que os especializados são os que prestam serviços aos participantes primários, compreendendo os funcionais de serviço em transportes, armazenagem, montagem, atendimento, entre outros serviços; e de apoio em finanças, informação, publicidade, seguro, entre outros.
ANÁLISE DO ENCADEAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO
A estrutura de distribuição a ser adotada deve ser a mais racional possível. E não importa se a distribuição será direta ou indireta. Importa, porém, que os custos, ao longo da via de distribuição, sejam compatíveis com as necessidades de cobrir o mercado e obter retorno adequado sobre os investimentos realizados.
DECISÕES SOBRE OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Distribuidor é uma expressão genérica que inclui todos os tipos de intermediários que compram e vendem por sua conta e risco, em oposição ao