Etica
CURSO DE PSICOLOGIA
CYNTIA PEREIRA
DIREITOS E DEVERES DO PSICÓLOGO
SALVADOR
2013
CYNTIA PEREIRA
DIREITOS E DEVERES DO PSICÓLOGO
Trabalho baseado no código de ética profissional do psicólogo com fins avaliativos. Orientador: Prof.ª Denise Machado.
SALVADOR
2013
DIREITOS DO PSICÓLOGO
-Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia é conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.
-O portador do diploma de Licenciado em Psicologia é conferido o direito de lecionar Psicologia, atendidas as exigências legais devidas.
- Ao portador do diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.
DEVERES DO PSICÓLOGO
Art. 1º B -Assumir responsabilidade somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal e tecnicamente
Art.1º D - Prestar serviços profissionais, em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar a quaisquer benefícios pessoais.
II- O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
ALGUMAS EXCEÇÕES
Art. 10 – Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo. Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.
Art. 3º – O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma