Instalações Telefônicas - Hospital
O capitalismo e o socialismo são dois tipos diferentes de sistema político-econômico, sendo que antes da queda da União Soviética, havia o mundo bipolar que contava com duas potências mundiais, em que uma, a União Soviética representava a ideologia do socialismo, e a outra, Estado Unidos representava o capitalismo, ambos apoiados por outros países que se identificavam com os sistemas. O capitalismo tem como principal intuito acumular capital a partir do lucro. Já o socialismo tem base voltada para a socialização dos meios de produção, isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes. Assim, com estas definições básicas de cada sistema político econômico apresentados, veja logo abaixo algumas diferenças entre o capitalismo e o socialismo:
-O estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção, independente do seguimento, como comércio, indústrias, fazendas e serviços produzidos por iniciativa particular no sistema capitalista. No sistema socialista, o controle é realizado pelo estado.
-O controle do mercado é realizado pela livre competição e concorrência, enquanto no sistema socialista, há o monopólio por parte do estado.
-Existência de sociedade dividida em classes, a qual é composta por uma elite proprietária dos meios de produção e outra, formada pelos trabalhadores. Já no sistema político-econômico socialista, não existe diferenciação de classes, já que todos são donos dos meios de produção.
-Grande quantidade de investimentos voltados para o desenvolvimento dos setores produtivos é originado de capitais particulares, e no sistema socialista, ocorre o direcionamento dos investimentos aos órgãos estatais.
O socialismo é ainda adotado por alguns países, como Cuba, o qual levando em consideração a sua prática, o país se torna fechado e o povo não possui direito a democracia, e diferentemente do que se esperava os cidadãos não possuem qualidade de vida e nem dignidade.