Um pouco sobre Torneamento
As ferramentas utilizadas no processo de torneamento podem ser classificadas em dois grandes grupos: usadas no torneamento externo e no torneamento interno. Elas são empregadas para cortar materiais metálicos e não metálicos por desprendimento de cavaco. São constituídas de materiais com elevada dureza, o que as permite cortar materiais de dureza inferior. Com isso, existem dois fatores de influência nas ferramentas de corte: a dureza dos materiais de que são feitas e o ângulo da geometria de corte da ferramenta.
Essas ferramentas são usadas em inúmeras aplicações como sangrar, facear, desbastar, alisar, roscar, entre outras. Cada qual com seu tipo de propriedade física para obter o melhor resultado na usinagem por torneamento.
Ferramenta de Torneamento Externo:
Ferramenta de Torneamento Interno:
Alguns cuidados devem ser tomados para a conservação da ferramenta, como:
● Manter as ferramentas limpas ● Prevenir contra oxidação ● Sempre utilizar ferramentas adequadas aos processos ● Cuidados no preparo e instalação ● Observar as condições de corte adequadas, etc.
Tipos de Ferramenta
Os materiais dos quais as ferramentas de corte são feitas são os responsáveis pelo seu desempenho e conferem-lhe características físicas e propriedades mecânicas.
Os materiais mais comuns são: aço-carbono, aço rápido, metal duro, cerâmica.
Aço Carbono
O aço carbono é usado em ferramentas para usinagens manuais ou em máquinas-ferramenta. Trata-se de um material utilizado para pequenas quantidades de peças, não sendo adequado para altas produções. É pouco resistente a temperaturas de corte superiores à 250ºC, daí a desvantagem de usarmos baixas velocidades de corte.
Aço Rápido
O aço rápido possui, além do carbono, outros elementos liga, tais como: tungstênio, cobalto, cromo, vanádio, molibdênio, boro etc.., que são os responsáveis pela excelente propriedade de resistência ao desgaste. Os elementos desta liga, além de conferirem