Etica
Nome:
ETICA
Introdução.
Desenvolvimento.
Conclusão.
Referências.
Introdução
Quando falamos sobre o conceito de ética, as pessoas costumam confundir o seu significado, entendendo que se trata de “moral”. Esse entendimento, no entanto, não deve ser considerado como estranho, pois, na ao longo da história, essas duas palavras têm o mesmo significado. O termo “ético” vem do grego “ethos”, que por sua vez, tem seu correlato no latim “morale”, possuindo o mesmo significado. Podemos então concluir que ética e moral são palavras sinônimas, mas os significados são diferentes.
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Essas normas são desenvolvidas ao longo da vida do homem através da educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim definia moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Por sua vez, ética é algo que está relacionado à natureza, ou seja, as pessoas já nascem que ela. É a diferenciação do certo e do errado. Como roubar, matar, difamar etc.
Deveremos no final deste trabalho, ter uma melhor concepção da ética em nossa sociedade contemporânea.
Desenvolvimento
Moral e Ética: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui