Etica
- Quantas marcas podem ser registradas por um mesmo CNPJ?
Percebi que muitas pessoas acham que a marca deve ser igual ao “inútil” nome fantasia, o que é um erro, na verdade esse item nem é obrigatório, em seguida explico melhor, mas é DEFINITIVO, você não precisa ter um “nome fantasia” = marca e pode registrar quantas marcas quiser no mesmo CNPJ, o mesmo vale para os casos em que é possível registrar marca como pessoa física (veja o post sobre esse tema).
Só pra dar uns exemplos conhecidos, vou citar duas empresas super conhecidas:
Laboratório Aché – Tem 1.416 processos (marcas registradas, em processo de registro, etc.), entre as mais conhecidas temos: Biofenac, Flogoral, Benvflogin, Novacort, Tandrilax e Sorine.
Brinquedos Estrela - tem 2.551 processos no INPI, entre os super-conhecidos temos: Pula-Pirata, Suzie, Super Massa, Ferrorama e Autorama.
Agora voltemos ao “nome fantasia”, diferente do que muitos pensam, nome fantasia não é marca (e vice-versa). O nome fantasia foi criado para referenciar a localização de um estebelecimento, diferenciando-o de outras unidades e filiais. Isso é facil de entender se você pensar no seu Banco: ele tem várias agências, certo? Muitas delas são na mesma cidade, todas com a mesma marca, correto? Então, como saber qual é a SUA agência? Os bancos adotaram um sistema numérico, mas ainda usam também “nomes fantasia” diferentes. O Banco do Brasil, por exemplo, tem uma agência chamada “Majestic” que fica perto da Casa de Cultura Mário Quintana (que na verdade antes era um hotel, o Hotel Majestic – daí o nome).
Se você pensar em grandes empresas, com muitas filiais, verá como é realmente importante esse sistema, a Marisa, por exemplo, em várias