etica e politica
I. Introdução
A ética empresarial é o ramo da ética directamente ligado às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.
A ética em si é referente à teoria da acção justa e moral, tendo frequentemente um significado equivalente ao da filosofia moral. A ética também tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade e a origem desta. O núcleo fundamental da ética descritiva é a análise da experiência moral (consciência moral, dever, responsabilidade, decisão, etc) e dos tipos de acção que correspondem aos diversos valores particulares (ética do trabalho, da intenção, da responsabilidade, do êxito, etc.).
Objectivo Geral
Falar da ética empresarial
Objectivos Específicos
Apresentar a definição e caracterização da ética empresarial
Descrever as vantagens de cumprir com a ética empresarial
2
II. Desenvolvimento
Definição de ética empresarial
Com a clara intenção de evitar a desintegração da organização, torna-se imperativo entender alguns significados mais profundos da ética e sua relação directa com o mundo dos negócios. Em geral, as opiniões das pessoas sobre a ética tendem a ser absolutas ou incondicionais. Sem muita reflexão tende-se a definir ética basicamente como fazer o bem. Qualquer acção que se distancie de tal perspectiva é imediatamente caracterizada como má e, em função disso anti-ética. Assim, a relação entre senso comum e ética é uma relação marcada pela unilateralidade, uma vez que ética é caracterizada de forma irrestrita e unidimensional.
A ética está relacionada à acção prática dos homens, não a discursos bem intencionados mas sem qualquer conexão sólida com o mundo da vida. Portanto, é deles também que herdamos a capacidade crítica de perceber o abismo existente entre o que é dito e o que é efectivamente feito em nome da “ética” no interior das organizações formais. Se no plano discursivo a