ETICA E LEGISLAÇÃO
MÓDULO I – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA ÉTICA
Nesse módulo iremos abordar o conceito da ética e a classificação da ética.
Nunca foi tão importante e necessário falar sobre ética no contexto atual que a humanidade vive. A crise da humanidade é refletida através da violência, da discriminação, da pobreza, da indiferença que as pessoas vivem e convivem.
Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina... ideal”. Esse comportamento ideal é definido pela sociedade onde o ser humano está inserido pela sua conduta.
De acordo com Nalini (2004, p.26): “ética é o ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado”.
A expressão “ética” vem do grego ethos que significa costume, ou seja, ética é a ciência dos costumes, que tem como objeto a moral. Moral vem do latim mores quem tem o mesmo sentido de costumes, apesar de ser considerada uma ciência. Podemos concluir que apesar da identidade semelhante entre ética e moral, a ética é uma ciência e a moral é o objeto dessa ciência, ou seja, o conjunto de normas adquiridas pelo hábito de sua prática.
Alguns autores da área afirmam que a ética é diferente da moral, isto é, a ética é uma reflexão crítica sobre um sistema baseado na moralidade dos indivíduos. Já outros autores afirmam que a moral e a ética se complementam.
Ashley (2005, p.5) e outros afirmam que: “a ética corresponde aos valores morais específicos, que dizem respeito a crenças pessoais sobre... outros”. Podemos entender que as regras de comportamento dos indivíduos em sociedade são focadas em cima de valores morais, ou seja, aquelas atitudes que são desejáveis e corretas.
Quando se fala sobre ética, se aborda termos como o bem, o mal, o certo, o errado, o permitido, o proibido, a virtude, o vício, dentre outros. A grande questão é a seguinte: os valores morais de um grupo, de uma organização, enfim, de uma sociedade, devem ser definidos claramente para os